A Nossa História
Como Tudo Começou
A AMETA –Associação de Medicinas Tradicionais e Alternativas, “nasceu” em 20 de Abril de 2011, tendo a primeira forma dos seus estatutos sido registados a 22 de Junho de 2011.
Mas a história mais importante da AMETA, começa muito antes da sua fundação oficial, quando o associativismo se revelou útil para os recursos de apoio à saúde em diversos países, numa altura em que muitas das atividades dos profissionais de saúde, de várias especialidades, técnicas e conceitos, ficaram comprometidas devido às lacunas nas competências de gestão, na capacidade de investimento e outros fatores, principalmente por parte dos pequenos investidores e empreendedores em geral.
A diferenciação desta Associação tem na sua origem a integração de profissionais de saúde multidisciplinar, tanto das MC’s (Medicinas Convencionais) como das TNC’s (Terapias Não Convencionais), de onde surgiram as diversas propostas de soluções.
Desta partilha de “tempestades de ideias”, minimamente conscientes das condições de viabilização, surgiu um plano de ação criativo, e a nosso ver inovador, com a dupla finalidade, por um lado promover ligações institucionais de integração entre as TNC’s e as MC’s e também para prestar apoio ao empreendedorismo social, especializado na área da saúde.
Foram vários os talentos, dedicados a melhorar a qualidade de vida das pessoas através da sua saúde e bem-estar e até mesmo salvar várias vidas, que inspiraram primeiramente para esta causa. Porque muitos desses talentos de profissionais de saúde efetivamente abandonavam as suas carreiras na área da saúde e bem-estar para se dedicarem a outras atividades mais viáveis ou que lhes permitisse “sobreviver”.
Com este objectivo em mente e após algumas reuniões preliminares de um pequenos grupos de empreendedores, formou-se a comissão instaladora da AMETA e em algumas semanas se estabeleceu-se o plano de fundar esta associação, com duas vertentes de ação: Regulamentação das TNC’s e integração e criacão de uma rede de suporte à saúde.
A inicial proposta de valor da AMETA era a criação de uma regulamentação provisória das TNC’s, a fim de apoiar os profissionais para a regulamentação oficial do governo, prevista para 2013, da forma mais funcional e útil possível, tanto para os profissionais de saúde das TNC’s e MC’s, como para os utentes da saúde.
O plano e os desafios a ele inerente touxeram a maturidade e aprendizagem essenciais para a segunda fase, onde o foco continuaria a ser a atividade nos profissionais de saúde, nos interesses dos utentes.
A segunda fase de implementação, planeada para logo após terminarem os primeiros ciclos de estudo previstos na regulamentação do governo português, trouxe uma visão otimista do que é possível criar na área de saúde e bem-estar dos portugueses, apesar dos novos desafios que entretanto se colocaram, que exista inspiração de muitas mais pessoas e instituições no sentido da integração entre as TNC’s e MC’s
Aqui ficam os nossos votos de gratidão por tantas partilhas ao longo destes anos, assim como de que a história que se venha a escrever, inclua a inspiração de muitas mais pessoas e instituições no sentido que aqui propomos.